TRADUTOR/TRANSLATE

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

SETENTA E DUAS VIRGENS/ HOURIS NO PARAÍSO? ISSO REALMENTE EXISTE?

DESCULPA DESAPONTAR OS HOMENS, MAS ISSO NÃO É VERDADE O.*

O Alcorão não diz nada sobre 72 virgens, Tirmidhi é a principal fonte para a crença de que os mártires podem obter até 72 "houris". Foi apenas no sexto século AH que Tirmidhi "Jami" foi aceito como um dos livros canônicos na literatura hadith. Sahih Bukhari, Sahih Muslim, Sunan Abu Dawud e Sunan Nasai todos receberam aceitação antes de Tirmidhi Jami. (Lembrando que hadiths escritos por estudiosos não devem ser levados como lei dentro do islã) A outra fonte é o "tafseer" de Ibn Khatir (comentários) sobre o Alcorão. Em uma tradução recente de sua obra, pode-se encontrar uma nota do editor, "Estamos conscientes de que o trabalho original de Ibn Kathir contém algumas narrações fracas, bem como uma série de tradições relacionadas as pessoas do livro (ou seja, judeus e Cristãos)." Portanto, pode-se dizer que, se uma questão teológica só se encontra no Tirmidhi e comentários de Ibn Khatir, provavelmente não seria considerada como muito confiável. [By the way, o número 72 foi um número significativo no misticismo judeu e entre os gnósticos cristãos, e isso provavelmente se infiltrou na literatura hadith. Mas isso é outro assunto]. 

VEJA AQUI A PALESTRA DE LESLEY HAZLETON SOBRE AS 72 VIRGENS. VALE A PENA. 

"...Alguns desses versículos são definitivos em significado", ele diz, "e outros são ambíguos. O perverso de coração irá buscar as ambiguidades tentando criar discórdias ao apontar seus próprios significados. Só Deus sabe o verdadeiro significado." A expressão “Deus é sutil” aparece muitas vezes. E realmente, o Alcorão inteiro é muito mais sutil do que a maioria de nós somos levados a acreditar. Como, por exemplo, aquela pequena questão das virgens e paraíso. Orientalismo antiquado entra em jogo aqui. A palavra usada 4 vezes é "houris", traduzida como virgens de olhos e seios protuberantes, ou como louras, virgens de seios erguidos. Porém, tudo que está no árabe original é só essa palavra: "houris". Nem seio protuberante e nem seio erguido a vista. Agora, talvez isso seja uma forma de dizer seres puros – como anjos – ou poderia ser como o kouros grego ou "kore", uma juventude eterna.


Mas a verdade é que ninguém realmente sabe, e este é o ponto. Porque o Alcorão é bem claro quando ele diz que você será "uma nova criação no paraíso" e que você será "recriado em uma forma desconhecida por você", o que me parece ser um prospecto muito mais atraente do que uma virgem. E aquele número 72 nunca aparece. Não existem 72 virgens no Alcorão. Essa ideia começou a existir depois de 300 anos, e a maioria dos estudiosos islâmicos vê isso como o equivalente às pessoas com asas sentadas sobre nuvens e dedilhando harpas. O paraíso é bem o oposto. Não é virgindade, mas fecundidade, é abundante, seus jardins são regados pelos riachos correntes."

Um comentário:

  1. Por que pessoas inteligentes perdem seu tempo com essas bobagens escritas por malucos há séculos???

    ResponderExcluir