TRADUTOR/TRANSLATE

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

FAZER TATUAGEM NÃO É HARAM

4:119 é usado para justificar a presunção de que as tatuagens são haram:

"E eu vou enganá-los , e eu vou despertar neles [pecaminosos] desejos, e eu vou comandá-los a cortar as orelhas do gado, e eu vou comandá-los para que mudem a criação de Allah. E quem leva Satanás, como um aliado em vez de Allah, certamente sofreu uma perda clara."

Este versículo precisa de alguns esclarecimentos. Vamos começar com uma tradução diferente:
Eu gosto de Yusuf Ali para este verso:

"Eu vou enganá-los, e eu vou criar neles falsos desejos, vou encomendá-los para cortar as orelhas do gado e desfigurar a natureza (justa) criada por Alá. Quem quer que, abandonando a Deus, leva satanás como amigo, com certeza sofreu uma perda que é manifesta."

Pergunta 1: Quem é o "eu"?
Resposta: Isso é Satanás sendo citado. O "eu" é Satanás.

Pergunta 2: Quem é o "eles" que Satanás " vai enganar"?
Resposta: é encontrado em algumas ayahs anteriores. Em 4:116 e 4:117 "eles" são os adoradores de ídolos, politeístas, adoradores de Satanás e pagãos.

Pergunta 3: Por que eu prefiro a tradução de Yusuf Ali para este versículo?
Resposta: Na outra versão é mais fácil separar o "gado" da "criação" . Quando se diz: "comandá-los para que eles cortem as orelhas do gado", é fácil para os muçulmanos equiparar isso com tatuagem. E quando ele diz, "E eu vou comandá-los para que eles mudem a criação de Deus", parece que o exemplo é para ser aplicado a todas as criações, até mesmo os nossos próprios corpos.
Na tradução do Yusuf Ali é mais fácil ver que a segunda parte da frase é uma referência à primeira parte. Que a " criação ", na primeira tradução é de fato o gado que mencionei anteriormente. É mais difícil fazer esse salto de gado para humano com a tradução de Yusuf Ali.

Pergunta: Por que é ruim que Satanás esteja recebendo "eles" para cortarem as orelhas do gado ?
Resposta: é encontrado lendo a tradução do Dr. Ghali:
" E, de fato, vou levá-los ao erro, e, na verdade, vou despertar (vãos) desejos* neles, e, na verdade, eu definitivamente vou comandá-los e então de fato eles irão definitivamente cortar as orelhas do gado; (Uma das superstições dos pagãos) e, de fato, vou comandá-los e então de fato eles irão mudar definitivamente a criação de Allah." E quem levar Ash-Shaytan (O todo-vicioso, ou seja, Satanás) para si mesmo por patrono constante para além de Allah, então, já sofreu evidentemente, a maior perda."
Cortar a orelha do gado é errado, porque era um ritual pagão. Era uma superstição. Eles fizeram isso porque eles não eram monoteístas. Era um dos seus rituais, feitos para os seus deuses pagãos. Este versículo está falando sobre a obra de Satanás.
Este versículo não é realmente sobre tatuagem. Trata-se de mutilar animais para deuses pagãos. Quando você lê dentro do contexto , você vê que as ayahs precedentes estão falando de pessoas que associam outros com Deus. E as diferentes maneiras que eles fazem isso.

Por exemplo 4:117 , a tradução de Muhsin Khan:
"Eles (todos aqueles que adoram outros além de Allah) invocam nada além de divindades femininas além Dele (Deus), e invocam nada além de Shaytan (Satanás), um rebelde persistente! "
E as ayahs seguintes 4:119 explicam como Satanás é um enganador e que Deus é verdadeiro e que Deus é quem deve ser seguido.

4:120
Muhsin Khan
Ele [Shaytan (Satanás)] faz promessas, e desperta neles falsos desejos; e as promessas de Shaytan não são nada além de mentiras.

4:121
Yusuf Ali
"Eles (os ingênuos) terão a sua habitação no inferno, e com isso não vão encontrar nenhuma maneira de escapar. "

4:122
Yusuf Ali
"Mas aqueles que acreditam e fazem obras de justiça, - vamos admiti-los em breve nos jardins, com rios que correm embaixo, e habitarão nele para sempre. A promessa de Deus é a verdade, e qual palavra pode ser mais verdadeira do que a de Allah?"

O exemplo de cortar a orelha do gado é um exemplo específico dado por rituais pagãos. Não é uma referência para ser tomado e equiparada a auto-tatuagem. Se este exemplo é aplicado a tatuagens em seres humanos então está dizendo que, tatuar outras pessoas para rituais pagãos é ruim.

Tatuagens não são haram no Islã , a não ser, é claro, que sejam por motivos pagãos. Mas qualquer coisa por razões pagãs não é permitido.




Nenhum comentário:

Postar um comentário