TRADUTOR/TRANSLATE

terça-feira, 28 de abril de 2015

Como orar de acordo com o Alcorão. Passo-a-Passo.

 Coríntios 14:33-35 (bíblia) declara: "... Como em todas as igrejas dos santos, as mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam submissas como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, perguntem em casa a seus próprios maridos; porque é indecoroso para a mulher o falar na igreja."

"Abu Huraira disse: As melhores linhas para os homens são as primeiras linhas, ao contrário das últimas, e as melhores linhas para as mulheres são os últimas, em oposição as primeiras. "


Está provado que a liderança em oração no Islã é  para os homens. A mulher só pode liderar a oração em casa, apenas para seus parentes próximos.

Yusuf al-Qaradawi

Só para mostrar o preconceito bíblico-hadithico, mas, com certeza, essa parte não vamos levar em consideração. ;) Apenas o Alcorão conta, viu?

"Ao segregar [homens e mulheres] durante a oração, estamos sexualizando uma área que não seria sexualizada se fosse mista." 
Essas são as palavras de Pamela Taylor, uma imama que abraçou o Islã 25 anos atrás.

Os fiéis e as fiéis são protetores uns dos outros; recomendam o bem, proíbem o ilícito, praticam a oração, pagam o zakat, e obedecem a Deus e ao Seu Mensageiro. Deus Se compadecerá deles, porque Deus é Poderoso, Prudentíssimo. 9:71



Resolvi fazer em imagens para que fique mais fácil a compreensão, mas primeiro eu quero deixar alguns pontos bem claros.

 NÃO está escrito no alcorão que:


1- Mulheres não podem liderar orações (com homens e mulheres unidos), e que isso é uma afronta ao islã, inovação ou deturpação.

2- O hijab é necessário no momento da oração,
3- Homens e mulheres não podem rezar juntos,
4- A mulher é impura em seus ciclos menstruais e deve se abster de orar nessa fase,
5- As mulheres não têm obrigação de ir às mesquitas,
6- Apenas os homens podem ensinar/pregar sobre o islã, interpretar textos e levar orações,
7- São 5 o número de orações diárias,
8- O alcorão não têm todos os detalhes da oração,
9- Você deve lavar certas partes do corpo 3 vezes em ablução,
10- A oração deve ser feita em árabe,
11- Existe um número diferente de rakah para cada oração.

Número de Orações & Horários:


As orações mencionadas pelo nome no Alcorão são:


1- Salat Al-Fajr (oração da alvorada) 24:58


2- Salat Al-Isha (Oração da Noite) 24:58


3- Al-Salat Al-Wusta (Oração do meio) 2: 238.


No entanto, 99% de todos os muçulmanos do mundo afirmam que Deus decretou cinco orações diárias.

São elas: Fajr - Zhohr - Asr - Maghrib - Isha.
Eles mudaram o nome do Salat Al-Wusta (Oração do meio) para Salat Al-Zhohr, e adicionaram 2 salat que são o Asr e Maghrib.

A pergunta é: Se as orações prescritas são, de fato, cinco por dia, por que o Alcorão tem apenas três salats nomeados? 


A oração da manhã e da noite, ambas, são feitas nos crepúsculos matutino e vespertino, a oração do meio como já diz é no meio do dia quando o sol atingiu seu ponto mais alto.


O Alcorão Ensina o Wudu/Ablução:


A maioria muçulmana acredita que o Wudu (ablução) foi dito no Alcorão, mas explicado nos ahadith, mas você vai ficar chocado pois o Wudu (ablução) é muito bem explicado no alcorão.


"Ó fiéis, sempre que vos dispuserdes a observar a oração, lavai o rosto, as mãos e os antebraços até os cotovelos; esfregai a cabeça com as mãos molhadas e lavai os pés, até os tornozelos. E, quando estiverdes polutos, higienizai-vos; porém, se estiverdes enfermos ou em viagem, ou se vierdes de lugar escuso ou tiverdes tocado as mulheres, sem encontrardes água, servi-los do tayamum com terra limpa, e esfregai com ela os vossos rostos e mãos. Deus não deseja impor-vos carga alguma; porém, se quer purificar-vos e agraciar-vos, é para que Lhe agradeçais." 5:6


O que rezar?


'' ..Recitai, pois, o que puderdes do Alcorão! ..." 73:20

Três posições: Em pé, 'ruku' = curvando-se, 'sujood' = prostrando-se. Apenas uma vez. Agora o tamanho da oração vai depender da 'surah' capítulo do Alcorão recitado. 


E a 'qibla' (direção)? o Alcorão novamente dá a resposta:
A palavra qibla aparece 6 vezes em 4 versículos do Alcorão

Os néscios dentre os humanos perguntarão: Que foi que os desviou de sua tradicional quibla? Dize-lhes: Só a Deus pertence o leste e o oeste. Ele encaminhará à senda reta a quem Lhe apraz.


E, deste modo, (ó muçulmanos), colocamos vocês em uma nação de centro, para que sejais testemunhas da humanidade, assim como o Mensageiro será para vós. Nós não estabelecemos a quibla que tu (ó Muhammad) seguis, senão para distinguir aqueles que seguem o Mensageiro, daqueles que desertam, ainda que tal mudança seja penosa, salvo para os que Deus orienta. E Deus jamais anularia vossa obra, porque é Compassivo e Misericordiosíssimo para a humanidade.


Vimos-te (ó Mensageiro) orientar o rosto para o céu; portanto, orientar-te-emos até a quibla que te satisfaça. Orienta teu rosto (ao cumprir a oração) para a Sagrada Mesquita! E vós (crentes), onde quer que vos encontreis, orientai vossos rosto até ela. Aqueles que receberam o Livro, bem sabem que isto é a verdade de seu Senhor; e Deus não está desatento a quanto fazem.


Ainda que apresentes qualquer espécie de sinal ante aqueles que receberam o Livro, jamais adotarão tua quibla nem tua dotarás a deles; nem tampouco eles seguirão a quibla de cada um mutuamente. Se te rendesses aos seus desejos, apesar do conhecimento que tens recebido, contar-te-ias entre os iníquos. 2:142,143,144,145


Palavras chave (sagrada mesquita é em Meca? segundo o Alcorão Meca é citada apenas uma vez, onde o Profeta lutou contra os incrédulos, e a sagrada mesquita está em >Beca< e os dois lugares não são os mesmos como muitos estudiosos dizem. Os que receberam o livro anteriormente não seguirão sua quibla nem você a deles, bem, sabemos que os cristãos e os judeus não rezam virados para qualquer lugar, apenas quando os judeus estão no muro das lamentações, então, agora é com você, você acha que a nossa quibla é Meca, Beca, ou tem um significado metafórico? 


PASSO-A-PASSO








Veja aqui o vídeo na íntegra.

5 comentários:

  1. Primeiramente, que a paz de Deus (louvado seja) esteja conosco e sua misericórdia.

    Com relação aos números de orações:

    A surata 24:58, menciona a oração da alvarada e a oração da noite no sentido singular.
    A surata 2:238, menciona as orações intermediárias no sentido plural.

    Desde já, deixo meus agradecimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 24:58 cita duas orações em referência a salat (Ó fiéis, que vossos criados e aqueles que ainda não alcançaram a puberdade vos peçam permissão (para vos abordar),em três ocasiões: antes da oração da alvorada ( Salat Al-Fajr); quando tirardes as vestes para a sesta; e depois da oração da noite (Salat Al-Isha) - três ocasiões de vossa intimidade. Fora disto, não sereis, nem vós, nem eles recriminados, se vos visitardes mutuamente. Assim Deus vos elucida os versículos, porque é Sapiente, Prudentíssimo.) Aqui está no singular, mas faz referência a duas orações

      2:238 Fala orações no plural mas faz referência a apenas uma oração, (Observai as (orações), especialmente a intermediária (Salat Al-Wusta), e consagrai-vos fervorosamente a Deus.) l-ṣalawāti orações , wal-ṣalati l-wus'ṭā oração do meio

      Paz

      Excluir
  2. É bem esclarecedor essa abordagem :)

    ResponderExcluir
  3. Reza-se dessa forma em todas as orações? Não aumenta o número de rakat?

    ResponderExcluir