TRADUTOR/TRANSLATE

sábado, 16 de maio de 2015

Mulheres NÃO Precisam de Permissão!

Por Nahida S. N.
Tradução Pollyanna Meira

Se você ainda não ouviu o Sheikh Yusuf Hamza confessando que originalmente, no Islã tradicional, as mulheres estavam autorizadas a conduzir os homens em oração...

"Quando eu escrevi um artigo sobre a oração feminina, lembrei de quando eu era um estudante na Mauritania, e isso foi há alguns anos, que em um livro de Ibn Ayman da madhab Malaki estava escrito que as orações lideradas por mulheres eram consideradas permitidas, eu tinha 21 anos e sublinhei essa passagem, depois eu realmente voltei ao livro e encontrei meu sublinhado nessa declaração. Quando eu estudei sobre essa questão, eu estava tão preso ao fato de que isso não só foi debatido, mas existiam várias opiniões. Imam Tabari considerou admissível às mulheres a liderança se elas fossem mais qualificadas que os homens. O próprio Ibn Taymiyah permitiu às mulheres liderarem os homens em oração se fossem analfabetas e se tornassem alfabetizadas. Ele apenas disse que deveriam liderar na parte de trás, pois poderiam distrair os homens se estivessem à frente. Ibn Taymiyeh disse que era permitido a mulher liderar homens em oração!
Sheikh Yusuf Hamza 

Ah, então ele sabia sobre isso! (Não é surpreendente? até eu sabia, e olha que ele é um sheik.) Ele soube "há alguns anos", na verdade. Muito interessante. E ele não pensou em falar para os outros. Ele não pensou em defender Sheikha Amina Wadud quando ela estava sendo assediada por estar liderando homens em oração. Ele não pensou em dizer nada quando um homem gritou para as câmeras, "Se isso fosse em um estado islâmico esta mulher seria enforcada!"


Eu não acredito que seja responsabilidade dos estudiosos revelar toda a verdade. Eu acredito que é nossa responsabilidade, como crentes, estudar a nossa religião. No entanto, quando os estudiosos exigem que devemos segui-los em obediência cega, a demanda é que devemos aderir aos seus conselhos sem argumentar, e invalidar todas as nossas interpretações porque eles são os "estudiosos"!, então, cria um sistema na qual isso é socialmente imposto através do medo e ostracismo, retendo informações, enquanto as mulheres estão sendo assediadas por praticar a própria fé como deve ser praticada. Não espere que eu renuncie a responsabilidade.


Eu gosto do Sheikh Hamza Yusuf. Dói-me criticá-lo, especialmente após isso, uma combinação absurda de amargura e compaixão. Não deve ser sua responsabilidade falar se ele não deve isso a ninguém, ele é apenas uma pessoa que muda e aprende como o resto de nós. Mas ele tem poder e influência. Eu estava em lágrimas de raiva, alívio e felicidade quando eu o ouvi dizer o que eu sempre estudei e sabia. Fico feliz que ele reconheça a história e a interpretação como válidas, especialmente considerando todas as suas declarações anteriores ao contrário. Deus o abençoe.


Ele não revelou a sua opinião pessoal sobre o assunto.

Dr. Amina Wadud recebeu ameaças de morte. Foi denunciada como herege. Claro que com os aderentes do patriarcado, eu não espero que as mulheres, de repente, magicamente, sejam capazes de liderar orações em toda parte porque o Sheikh Hamza Yusuf reconheceu a diversidade de opiniões dos eruditos no passado islâmico, mas é um começo. 


É muito interessante e surpreendente que, quando uma mulher atua como um agente de mudança para o estado atual do islã, para devolvê-lo às suas raízes, restaurando o poder dado às mulheres por Deus, sua reputação e credibilidade são destruídas.


Especialmente quando mulheres como Sheikha Amina Wadud se intitulam feministas.


O islã não precisa de "interpretações feministas" é a alegação patética de fanáticos sexistas, que temem que seu próprio privilégio seja desafiado e não estão dispostos a creditar às mulheres o senso de direito que foi dado por Deus. Em vez disso, eles tomam tudo isso para si, como um jogo de palavras e linguagem - "oração, Ok, ok, mulheres podem levar orações. Mas não por causa das feministas! "-, Afim de garantir o seu próprio poder roubado assim que sentem uma mudança perigosa.


Eu não preciso de sua permissão. Tenho a permissão de Deus! 
Divertido como isso é importante para você, o que demonstra claramente que, para você o que é certo não é priorizado, mas empurrar suas ideologias não islâmicas é o que deve ser.

É uma perspectiva familiar. Eu já ouvi isso antes, de muçulmanos e não muçulmanos. "Você pode votar porque nós lhe demos o direito ao voto. Talvez nunca deveríamos ter lhe dado o voto!" Você não me deu direitos, asshat. Eu já os tinha, você só estava me impedindo de praticá-los. Você não pode tirar algo de mim, e depois que eu lutei para ter o meu direito de volta, e lutei para que isso seja respeitado - como deveria ser - então agir como se fosse um dom de misericórdia (vindo de você) para distribuir, e que eu deveria sempre adorar o seu inerente egoísmo.


O feminismo é inerente ao islã. A interpretação de Tabari, sobre a permissibilidade das mulheres na liderança das orações, é feminista. O islã é uma religião igualitária, e não patriarcal. Esse desconforto com as interpretações feministas, esta afirmação de que elas devem ser tendenciosas, nada mais é do que uma projeção do monopólio interpretativo e tendencioso (do clero) do patriarcado.


Os homens muçulmanos podem se deliciar com as mulheres muçulmanas poderosas do passado. Mulheres feministas. Mas parece que muitos deles só amam as mulheres capacitadas na teoria. Imagine se essas mulheres estivessem vivas hoje!


"Hereges!".

Nenhum comentário:

Postar um comentário