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segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Privilégio e Espaços de Oração: Entrevista com Hind Makki do "Entrada Lateral"


Por Shireen
Tradução Pollyanna Meira

"Estou arejando a roupa suja, porque ela precisa ser lavada" - Hind Makki

"((Ó filhos de Adão)), revesti-vos de vosso melhor atavio quando fordes às mesquitas.." 7:31

Quantas vezes nós, como mulheres muçulmanas, ficamos entusiasmadas com um novo espaço para oração, ou uma nova mesquita, apenas para sermos desencorajadas logo após, pela falta de alojamento, área ou a acessibilidade para as mulheres?



Quantas vezes fomos agradavelmente surpreendidas com salas bem iluminadas e convidativas, e com os espaços confortáveis para as mulheres?

Uma intrépida blogueira e defensora muçulmana, Hind Makki, quis examinar mais profundamente a questão dos espaços de oração das mulheres muçulmanas, em mesquitas de todo o mundo. Seu blog Side Entrance é um fotoblog de masjids, musallahs e outros espaços de oração para as mulheres de todo o mundo. Muitas vezes, esses espaços, acentuadamente, contrastam com aqueles atribuídos aos homens.





O comando da oração para os muçulmanos não é específico para um gênero. É universal. No entanto, as disparidades óbvias em espaços de oração são surpreendentes, mesmo no seio das comunidades ricas, e centros islâmicos bem estabelecidos.

Varanda das mulheres na Mesquita de Fetih! Absolutamente impressionante! Foto de Kate Bridges-Lyman, em Istambul, Turquia.



O blog de Hind não é o primeiro a discutir sobre as desigualdades em espaços de oração. Anteriormente, houve outros blogs, vários artigos de diferentes perspectivas, matérias opinativas, e até mesmo um documentário da cineasta canadense Zarqa Nawaz sobre este assunto. Asra Nomani criou o Islamic Bill of Rights for Women in Mosques, em resposta a sua própria experiência em mesquitas americanas.

Mas a ideia de Hind para incluir e aceitar fotos/palavras de outras muçulmanas promove a inclusão e aumenta a discussão. Ela permite que as mulheres capturem o momento e seu meio ambiente, que ilustrem os desafios e exprimam as suas preocupações em relação à reforma das mesquitas. Acima de tudo, permite que todas participem com comentários no MMP ("privilégio do homem muçulmano") que acha necessário incluir as mulheres em uma discussão maior.

Em Jacarta Masjid al Ikhlas, as mulheres e os homens utilizam entradas separadas, mas rezam na mesma sala dividida por uma divisória. Estas imagens foram enviadas por M. Reza Krisnaperdana da Indonésia.






Seu blog tem sido destaque no Huffington Post, e seu trabalho tem sido elogiado por outras mulheres muçulmanas como uma iniciativa muito necessária.

Esta é uma responsabilidade que ela leva muito a sério, apesar de algumas reações, Side Entrance tem, afinal, recebido seu quinhão de críticas; nomeadamente aqueles que acusam Hind de arejar a "roupa suja".

Eu entrevistei recentemente Hind e fiz perguntas sobre os lençóis das nossas comunidades, suas respostas às críticas, e suas idéias em torno deste projeto inspirador.

SA: "Entrada lateral" foi saudado como um passo positivo, não só destacando a necessidade do espaço de oração das mulheres muçulmanas, mas para abordar MMP ("privilégio do homem muçulmano") na narrativa sobre questões sobre espaço. Você acha que foi acidental?

HM: Não, eu sempre quis catalisar uma discussão sobre o privilégio dos homens muçulmanos. Antes de eu começar oficialmente o "Entrada lateral", lembro de ter postado uma foto no Facebook de um pequeno espaço para oração, em uma mesquita central, e muitos dos meus amigos ficaram chocados que essa tenha sido a minha experiência. Percebi que muitos homens muçulmanos estão prontos para serem aliados; no entanto, eles normalmente não sabem quão ruim alguns destes espaços são. Quando eles descobrem, muitas vezes ficam surpreendidos e consternados sobre os espaços das mulheres e querem fazer algo para corrigir esse problema. A coisa sobre o privilégio é que os que são privilegiados raramente sabem que são. Então "Entrada lateral" é uma forma de abrir a discussão com os homens também.

"Mulheres e homens orando Tarawih nas mesmas filas de oração divididas por estantes e divisorias na Masjid At-tin em Jacarta, Indonésia." Fotos apresentados por M. Reza Krisnaperdana.



SA: Por que você decidiu fazer uma campanha global em oposição a apenas uma local ou qualquer outra especificamente? Quais são as vantagens e desvantagens de incluir mesquitas de todo o mundo?

HM: Essa é uma boa pergunta. Eu vivo e trabalho no Ocidente, então, estou ocupada com o papel das mesquitas no Ocidente, tanto quanto no desenvolvimento e manutenção das comunidades muçulmanas, principalmente na América do Norte. Mesquitas do mundo tradicional muçulmano não têm desempenhado o mesmo papel na sustentação da identidade muçulmana, então, eu diria que é profundamente crítico para mesquitas ocidentais; que precisam ser acolhedoras, e precisam atender mulheres e crianças. Normalmente, as fotos de mesquitas que recebo do mundo muçulmano tradicional são amplamente, maravilhosamente concebidas pelo financiamento do governo, com espaços para as mulheres que só poderíamos ter em sonhos aqui no Ocidente. Isso provavelmente ocorre porque são as mesquitas do governo, onde são frequentemente visitadas por turistas. Recebendo fotos de todo o mundo muçulmano vejo a diversidade - existem alguns países onde as mulheres nunca são permitidas em uma mesquita; outras onde têm as mulheres literalmente elevadas em uma varanda / mezanino, outras em que as mulheres estão no mesmo espaço físico que os homens - isso é como a segregação de gênero é vista por diferentes culturas muçulmanas. 

Mulheres e Homens orando Tarawih nas mesmas filas de Oração divididas por estantes e divisorias em Masjid At-tin em Jacarta, Indonésia. Fotos apresentadas por M. Reza Krisnaperdana.



SA: Seu projeto tem sido criticado por "arejar a roupa suja". Como você responde às acusações de Side Entrance ser um desserviço?

HM: Eu estou arejando a roupa suja, porque ela precisa ser lavada :) "Entrada lateral" não está fazendo um desserviço para o Islã; mesquitas que são projetadas para fazerem as mulheres se sentirem inferiores e indesejáveis é que estão fazendo o desserviço. Recebi tantas notas privadas de mulheres - especialmente convertidas e mulheres jovens - sobre como não se identificam com sua comunidade muçulmana local, ou não participam mais das mesquitas porque elas se sentem indesejadas em espaços religiosos. A mesquita desempenha um papel importante em comunidades muçulmanas ocidentais - é a cola que nos mantêm juntos; ensinando os muçulmanos sobre o Islã, e proporcionando um espaço para os muçulmanos, e para a comunidade com o outro. Se mesquitas negligenciam as necessidades das mulheres para priorizar as necessidades dos homens, então, elas estão sendo hostis para com as mulheres por completo, levando as mulheres a deixarem de frequentar, isso sim é o maior desserviço à nossa bela fé, então preciso publicar algumas fotos negativas para catalisar uma discussão online sobre os espaços que as mulheres ocupam em nossas mesquitas.

SA: Algumas outras mulheres têm escrito e articulada sobre projetos semelhantes (por exemplo, Muslim Matters depois chamado The Box Penalty, e o documentário de Zarqa Nawaz Me and the Mosque). Outros ativistas já estenderam a mão para você levar este projeto a um outro nível?



HM: Sim, muitas líderes têm estendido a mão para mim, o que é extremamente despretensioso. Além disso, muitos professores entraram em contato comigo, porque eles realmente querem incorporar "Entrada lateral" em seus currículos. Tenho me conectado com a arquiteta Maryam Eskandari do Projeto Miim, e vários outros líderes surpreendentes para desenvolver uma conferência mista em termos de gênero, e inshallah um movimento, que examina os espaços - físicos e de outras situações - que as mulheres ocupam nas organizações, mesquitas, estruturas de liderança muçulmanas e as comunidades na América do Norte. Assista a este espaço!

As mulheres e os homens utilizam a mesma entrada e rezam na mesma sala na Masjid Raya Pondok Indah, em Jacarta, Indonésia. E as mulheres e os homens oram no térreo quando o espaço principal fica cheio. Estas fotos da oração Tarawih foram apresentadas por Reza Krisnaperdana.



SA: Quantas apresentações (fotos, opiniões) você recebeu até agora? Há algum que você não incluiu? E porque?

HM: Eu já recebi cerca de 450 até agora, via e-mail, Tumblr e Facebook. Só não inclui fotos que não foram tiradas por quem enviou - aquelas que foram, obviamente, tiradas da internet. "Entrada lateral" é um projeto gerado pelo usuário, que tem o objetivo de mostrar as verdadeiras experiências que mulheres e homens têm em mesquitas, e não para mostrar fotos de mesquitas bonitas que alguém pegou na internet. Além disso, se a foto é claramente negativa, eu checo com a pessoa que a enviou para me certificar de que ela realmente quer o seu nome e o nome da mesquita divulgados.

Foto apresentada por Usayd



SA: Quais são as suas esperanças para "Entrada Lateral"?

HM: O projeto não é para envergonhar os líderes das mesquitas, mas para catalisar uma discussão e trabalhar em direção à mudança. Então, eu espero que a conversa comece madura e orientada para objetivos. A mistura de gêneros é vista como um triunfo para a comunidade muçulmana, considerando que também destaca as experiências e opiniões das mulheres dentro da própria comunidade. No "Entrada Lateral" dentro de minha lista de desejos estão: 1)O fundo comunitário para mesquitas americanas que têm razões orçamentais para negligenciar os espaços das mulheres 2) A publicação de um estudo sobre os espaços das mulheres - com recomendações - nas mesquitas de NA, tendo em conta a geografia, orçamentos, etnia e ideologia 3) Construir uma duradoura e positiva conversa onde todos nós, independente do gênero, possamos falar sobre gênero e sobre a liderança das mesquitas em NA 4) Que "Entrada lateral" cresça!

SA: Alguém te enviou alguma foto que tenha se tornado a sua favorita? Em caso afirmativo, qual?

HM: Eu não posso escolher apenas uma! Todas as fotos são significativas para mim de maneiras diferentes. Neste Ramadan, recebi uma série de apresentações de várias mesquitas da África do Sul, que são, verdadeiramente impressionantes, na beleza e diversidade de suas congregações. Eu também recebi recentemente fotos de algumas mesquitas na Argentina, incluindo uma que foi construída em 1933, muito simples, mas, obviamente, muito amada por sua congregação - onde homens e mulheres rezam na mesma pequena Musalla. Suponho que se eu pudesse, escolheria a foto que minha amiga Feda Jarad me enviou, a que ela estava orando no Domo da Rocha.

Uma mulher reza no Domo da Rocha. Foto fornecida por Hind Makki.



Aqui está o que ela escreveu sobre isso:

"No Domo da Rocha, em Jerusalém, 95% do que é reservado é ocupado por mulheres. Quase sempre as mulheres estão lá, não importando a hora. Há apenas uma seção pequena para os homens; que vem através de uma porta designada, os homens podem andar em torno do Dome para as escadas que levam para a área sob a rocha que se acredita que o Profeta (S) rezou antes de sua ascensão ao céu. Esta é a única área de oração «mista» no Dome. Mas o pessoal da segurança voluntária é muito rigoroso com o movimento dos homens no Dome porque, literalmente, há sempre mulheres que dormem lá, e as mulheres estão confortáveis ​​nesta área. Lembre-se, é realmente difícil chegar a Aqsa pela média palestina, por isso há pessoas que vão passar o dia inteiro lá e / ou um par de dias. Eles não querem que a cúpula esteja completamente vazia de homens para o caso de haver uma emergência, no entanto, é muito fácil para o Exército de Israel bloquear os caminhos de acesso ao Dome, paralisar a área do composto e isolar a Cúpula do Aqsa."

Como uma admiradora do projeto destemido e importante de Hind Makki, não estou interessada apenas na resposta das masjids e do concelho, mas também na discussão que surge a partir disso.

Estou ansiosa pelas suas colaborações e para ver reformas não só no sentido físico e estrutural, mas também mudanças na mentalidade que cerca todas as entradas e oportunidades para as mulheres muçulmanas.

Hind Makki




Você pode ver mais fotos do projeto Aqui
Como também pode ver o doc. de Zarqa Nawaz Me and the Mosque Aqui


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