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domingo, 8 de maio de 2016

"Muhammedanische Studien"

Um dos principais pesquisadores e orientalistas da Europa, Goldziher (22 de junho de 1850 - 13 de novembro de 1921) em 1890, publicou "Muhammedanische Studien", na qual desenha um retrato da sociedade muçulmana, onde a fabricação de ahadith foi um fenômeno generalizado, com pessoas frequentemente produzindo ahadith fictícios, para fins políticos ou outros. Ele argumenta que os diferentes grupos criavam muitos ahadith para apoiar suas respectivas posições, modificar as tradições existentes, justificar os seus pontos de vista, ou para censurar as ahadith que haviam sido adotadas por outros. Ele também acusa estudiosos muçulmanos de se basearem unicamente na isnad (cadeia de transmissores), sem prestar atenção aos "anacronismos óbvios" nos textos das ahadith.

O orientalista holandês C. Snouck Hurgronje (1857-1936), contemporâneo de Goldziher, escreve: "A literatura hadith foi produto de grupos dominantes nos três primeiros séculos do Islão e, portanto, refletia os seus pontos de vista. A ideia de que as raízes destes ahadith podem ser rastreadas por todo o percurso até ao profeta é completamente falsa, a vida e os ensinamentos do profeta não podem ser reconstruídas com base nessas tradições".

A visão de Goldziher, de que os estudiosos muçulmanos não podiam notar os anacronismos óbvios nos textos das ahadith, também foi apoiada pelo orientalista belga Henri Lammens (1862-1937). Segundo ele: "Uma vez que os ulemás muçulmanos (classe acadêmica) confinavam grande parte de seus esforços na crítica das cadeias de narrativas (isnad) e prestavam pouca atenção à crítica/textual interna das ahadith, eles não conseguiram perceber as impossibilidades e os anacronismos lógicos e históricos das narrações."

Um outro orientalista da Europa, David Samuel Margoliouth (1858-1940), professor de árabe na Universidade de Oxford, escreve: "Os conceitos da infalibilidade (ismah) e da revelação não-recitada (Wahy ghayr matluw) como teorias, foram construídos para justificar a posição da sunna fabricada como uma fonte legítima da lei islâmica".

Joseph Schacht foi um professor britânico-alemão de árabe e islão na Universidade de Columbia em Nova York e o principal estudioso ocidental da lei islâmica. Ele escreve:


"Não há qualquer evidência das tradições jurídicas (hadith e sunna) antes do ano 722AD no islão, como também podemos concluir que a sunna e as ahadith do profeta, não refletem suas palavras e ações. Esses ditos são apócrifos e datam de muito mais tarde".





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