TRADUTOR/TRANSLATE

sábado, 11 de junho de 2016

Mulheres Iranianas Vestem-se Como Homens Para Fugir Da Polícia

POR INÊS ESPARTEIRO ARAÚJO

Numa luta persistente pelos seus direitos, as mulheres iranianas continuam a inovar para conseguirem ter alguma liberdade. Com a polícia cada vez mais atenta às chamadas ‘faltas de respeito’ por parte das mulheres – derivado do fato de se recusarem a usar o hijab – muitas decidiram seguir outro caminho.



Cortar o cabelo e usarem roupas de homem parece ser a solução. Segundo o Independent, “um largo número de mulheres está a partilhar, nas redes sociais, fotografias delas próprias, com uma aparência muito associada à de um homem.”

Recentemente, a jornalista Masih Alinejad criou uma campanha no facebook, ‘My Stealthy Freedom’, na qual incentiva as mulheres a se fotagrafarem em lugares públicos com as suas cabeças sem o hijab. Contudo, a resposta da parte das autoridades “tem sido severa”, noticia o Independent.
Só na semana passada, “oito modelos foram detidas por publicarem fotografias ‘vulgares’ de si mesmas nas redes sociais. Com medo das repercussões, muitas já decidiram tornar o seu perfil privado.”
Nas fotografias, partilhadas também na página ‘My Stealthy Freedom’, podemos encontrar, além dos vídeos, fotografias cujas descrições são: “Eu sou uma mulher iraniana. Mas, para evitar a polícia, decidi cortar o meu cabelo e usar roupas de homem, para que possa andar livremente pelas ruas do Irã.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário