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domingo, 25 de fevereiro de 2018

Leda Rafanelli (1880-1971)




"Leda não é o tipo que pedi instruções. Ela cria o caminho para si mesma, e embora se torça e se vire, é o seu caminho. 'Leda Rafanelli, nota marginal.


Escritora, anarquista, editora e convertida ao islã, Leda Rafanelli viveu a ascensão do fascismo na Itália. Foi autora de mais de uma dúzia de romances e fundadora de uma das mais importantes editoras libertárias do século XIX. 

Nascida em uma família modesta na Toscana, Leda, na adolescência, era uma escritora talentosa. Aos 20 anos, depois de alguns escândalos, mudou-se para Alexandria, Egito, que tinha uma grande comunidade italiana. Entrou em contato com o movimento anarquista da região, incluindo o escritor e poeta Giuseppe Ungaretti. Rapidamente ganhou reputação como "propagandista" por sua habilidade como escritora, além de aprender a compor publicações.

Na época, o termo propaganda referia-se à escrita persuasiva de todos os tipos, não textos tendenciosos ou enganadores, desenvolvidos para assumir um ponto de vista político particular. Muitos dos primeiros escritos de Leda foram distribuídos como panfletos e artigos, projetados para alcançar a audiência mais ampla possível para difundir sua mensagem política. Seus escritos podem ser mais bem entendidos como críticas sociais, estimulados pela empatia pelos sofrimentos das pessoas comuns que vivem sob o domínio opressivo, enfocando a vida de personagens que de outra forma foram ignorados - desleais e marginalizados, colocados em asilos, bordéis e prisões, da maneira do autor francês Emile Zola. Ela também escreveu sobre os temas da filosofia anarquista e da política atual.

Embora crítica dos papéis de gênero e das restrições à sexualidade feminina, Leda desprezou o movimento feminista contemporâneo, subscrevendo a crença nas diferenças de gênero, na medida em que considerava que os homens eram superiores "naturais" das mulheres.

Foi no Egito que Leda se converteu ao Islã. Apreciou favoravelmente as culturas árabes com as quais entrou em contato, o que contrastava com suas experiências de uma Europa que na época estava passando por uma rápida industrialização. Com uma compreensão flexível do sufismo do Islã, ela sustentou que a fé apoiava a dignidade natural de todos os seres humanos, acreditava na ordem "natural" das sociedades islâmicas (que ela considerava superior às instituições políticas européias) e sentia o sentido da "vontade de Deus" - uma frase que freqüentemente se repete em suas escrituras sobre as sociedades árabes.

Ela escreveu várias historinhas, principalmente para crianças no norte da África, a fim de compartilhar seus entendimentos da cultura árabe e do islamismo. A biógrafa Andrea Pakieser descreve o relacionamento de Leda com o Islã como um recurso espiritual privado que formou sua vida interior, em contraste com sua vida pública e secular de editora e ativista política.

Na ausência de qualquer comunidade muçulmana desenvolvida na Itália, a versão de Leda para o Islã foi desenvolvida principalmente de acordo com suas próprias leituras de literatura islâmica e árabe. Ela estudou a língua árabe para ler o Alcorão e explorar a religião em profundidade. Embora, em certo sentido, sua fé fosse privada, também foi exibida através da adoção de um exótico estilo pseudo-'Esterno ', incluindo caftans longos, vestidos e camadas de jóias, bem como sua fiel adesão ao jejum de Ramadã. De acordo com o seu respeito pela cultura islâmica, ela era veementemente anti-colonialista, uma visão expressa particularmente em seu romance The Oasis, que foi publicado sob o pseudônimo Etienne Gamalier.

Seu primeiro romance foi publicado em 1904 e apresenta as aventuras de duas irmãs e apresenta o tema do amor livre. Como defensora do "amor livre", Leda conduziu uma vida romântica e cheia de eventos, mesmo em um ponto em que foi perseguida por Benito Mussolini em dias pré-fascistas.
Ela teve vários amantes ao longo da vida. Apesar de ter casado com Luigio Polli em 1902, foi amante de Guiseppe Monanni por 23 anos. Teve, também, amantes como o pintor futurista Carlo Carrà, Rabi Emanuel Taamrat e o soldado/intérprete Adem Surur, entre outros.

Com Monanni, Leda fundou uma editora libertária, que passaria por uma variedade de perseguições devido à pressão dos fascistas que tomaram o poder em 1922. Ela editou livros, revistas e panfletos que foram publicados esporadicamente até o início de A primeira guerra mundial. Leda e Monnani identificaram que, dentro do clima repressivo da Itália de Mussolini, a ficção subversiva escapou da censura mais facilmente do que escritos políticos mais flagrantes. A casa também produziu traduções de outras obras para o italiano, incluindo o trabalho de Maxim Gorky, Upton Sinclair, George Bernard Shaw, Aldous Huxley e Friedrich Nietzsche.

Em 1944, mudou-se para Gênova para viver com a família de seu filho. Após a morte dele, ocorrida no mesmo ano, permaneceu lá pelo resto de sua vida.  Ganhou dinheiro através da adivinhação e explorou seus interesses nas filosofias orientais, ao mesmo tempo em que desenvolveu uma história semi-autobiográfica do movimento anarquista italiano no século 20, que nunca foi concluída. Seu trabalho foi coletado no Arquivo Camillo Berneri em Reggio Emilia. Extraordinária, fascinante e ocasionalmente paradoxal, Leda Rafanelli foi uma mulher que teve a coragem de desafiar as expectativas de seu tempo.

Tradução do artigo Leda Rafanelli

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